Privatização da Água da Chuva

Privatização. É uma palavra que está na moda nas últimas décadas. Privatizar significa passar o controle de uma empresa estatal para o setor privado. Mas é bom ou ruim para o país? E para o povo?

Existem exemplos de sucesso no Brasil, como é o caso da VALE que após ser privatizada, pode concorrer com mineradoras de outros países, ocupando atualmente a segunda posição neste segmento. Ou a fabricante de aeronaves EMBRAER que estava praticamente falida em 1995 e hoje ocupa lugar de destaque no mundo da aviação por produzir o jatinho PHENOM 100, considerado o melhor e mais luxuoso de sua categoria, com fila de espera de 4 anos. 

Phenom 100

Já reservou o seu?

Muito bem. Mas e a população que não anda de jatinho? Agora vem o outro lado da história. Aconteceu em 2000 com um país vizinho nosso. A Bolívia.

Todos nós sabemos que a água é necessária para nossa sobrevivência. Estudos mostram que até 2025 muitos não terão acesso a água potável para beber. E como todos precisam consumir, passa a ser também um grande negócio, um mercado potencial sendo disputado pelas grandes multinacionais do setor.

Tudo começou com a privatização do serviço público de abastecimento de água de Cochabamba pela empresa americana BECHTEL Corporation. No contrato, a população estava proibida de guardar água da chuva para consumo. Portanto a água da chuva também havia sido privatizada. Surreal eihm, já pensou? Fora isto, veio o aumento nas tarifas. As pessoas ganhando um mísero salário (US$1 por dia), tinham que optar entre comer menos e pagar pela água. Assim, a concessão que era pra ser de 40 anos durou 5 meses, dada a revolta do povo boliviano que expulsou a empresa na chamada Guerra da Água, com protestos que resultaram em mortos e feridos.

E tem gente que ainda desperdiça.

E tem gente que ainda desperdiça.

O Governo boliviano não ficou do lado do povo, pois defendeu os interesses da americana BECHTEL, que até hoje cobra nos tribunais os US$25 milhões referentes a quebra de contrato. O povo, que queria água e não lágrimas, fez o papel que deveria ser do Governo e tomou o controle das decisões em grandes assembléias decidindo sobre a água em Cochabamba. Com isto, nacionalizaram o serviço de abastecimento de água e uma empresa pública foi construída.

Se formos olhar os indicadores que apontam os resultados das privatizações, seja no Brasil ou na Bolívia, seja para o país ou para o povo, alguns resultados são positivos, trazendo desenvolvimento para vários setores. Só não podemos esquecer que ao ser privatizada, a empresa somente buscará o lucro, seja na venda de minério, ou na venda de aviões, não levando em consideração se a população está deixando de comer para tomar água.

No mesmo céu onde voam os jatinhos, com suas nuvens carregadas de água, está a a solução para a população que tem sede de democracia.  

 

Músicas ouvidas durante o post: Los Hermanos – O Vencedor(ao vivo); Último Romance (ao vivo); Retrato pra Iaiá (ao vivo); Sentimental (ao vivo); Quem Sabe; Last Night (Strokes Cover); Último Romance. (Destaque para todas).  Luna – California (All The Way);This Time Around; Sucking Ice Cubes; Astronaut; Teenage Lightning; No Regrets; Bewitched (live); Chinatown (live); Friendly Advice (live); Pup Tent (live); Sideshow By The Seashore (live); Anesthesia (live); Tiger Lily (live); 4000 days (live); Hello Little One (live); Moon Palace (live); Lost in Space (live); 23 minuts in Brussels (live); 4th of Jully (live); Everybody Talkin; Jealous Guy; No Regrets; Only Women Bleed; Ride Into The Sun; That´s What You Always Say; Lovedust (Destaque para todas).

Sobre decheers

Autor: Formado em Economia pela FAE Business School. Meu nome é André Marques a.k.a. Dé Cheers, nasci em 1981. Sou formado em economia pela FAE Business School. Sou torcedor do Sport Club Corinthians Paulista, o Timão. Viciado em Oasis, The Smiths e atualmente ouvindo música índie. Me considero divertido, aventureiro, criativo e mente aberta. Gosto de novidade. Não perco um episódio de LOST, sou capaz de assistir uns 10 em sequência. Comecei a acompanhar HEROES, mas já parei com a droga. No momento ENTOURAGE está no período de experiência. Me chame para ir ao teatro, mas nunca para ver Lago dos Cisnes. Odeio musicais. Durmo no cimena, por isso sou boa companhia, já que não faço comentários durante o filme. Minha empreitada no mundo da Blogosfera com o Livre Iniciativa está voltada a assuntos aleatórios como economia, fotografia, biografias, gastronomia, música, cinema, livros, e o que me der vontade. Sou muito fã do estilo Ruy Castro de escrever. Este é um blog pessoal, que expressa apenas o meu ponto de vista, sobre os diferentes assuntos aqui abordados. Um abraço e boa leitura, Dé Cheers Ver todos os artigos de decheers

16 respostas para “Privatização da Água da Chuva

  • Juh

    Gostei da sua critica sobre as empresas que querem privatizar a água…
    as pessoas não tem dinheiro nem para piscar direito…
    imagine se começarem a cobrar por isso!
    E esse povo que desperdiça? punft… melhor nem comentar :~

    beijos!

  • Ariana

    Dibôa, não entendo muito desse assunto, mas esse lance de “Estudos mostram que até 2025 muitos não terão acesso a água potável para beber.” me deixa sériamente preocupada!:/

    Beijos

  • kGeo

    eu acho impossível privatizar a água

  • epifannias

    é impressionante como as pessoas nao estao nem ai, nem mesmo diante de uma possibilidade dessas as pessoas deixam de despediçar a agua, nao valorizam o que tem

  • dikasnanet

    Privatizar a agua da chuva?
    kkkkkkkkk
    so era o que faltava

  • Mandy

    privatização da chuva, essa é nova pra mim!

  • Rozangela Melo

    Bom post, mas eu sou a favor das privatizações, pelo menos qd gera benefícios p/ o país.
    beijinhos!!!
    http://www.sagadosmartins2.blogspot.com/

  • Rozangela Melo

    Gostei do post e o desperdício da água me deixa triste, será que os que “jogam água fora da bacia” literalmente, tem contador de água em casa? Pq se tiverem são loucos e se não tiverem , deveriam ter p/ saber dá valor ao que estragam.
    Beijinhos!!

  • Gabriel

    As empresas estatais muitas vezes quebram porque quando se fala em estatal, se fala que o estado e até o país tem que dar mais atenção aos direitos do povo como saúde, moradia, infra-estrtura, etc.

    Eu penso assim, ou seja, não se pode gastar com coisas ”inúteis”.

    Abraços!!!

  • Millena Moderadora

    Temos que não só pensar, mas começar a fazer alguma coisa em prol,do meio ambiente, antes que seja tarde demais.
    Gostei do blog.
    Se puder visite o meu.
    TE CUIDA!!!
    BOM FIM DE SEMANA PRA TI!!!
    BJOS E ABRAÇOS AFETUOSOS!!!!

  • Jude

    Putz..Privatizar a agua? Sem comentários..Um absurdo

  • renato gomes sobral barcellos

    Adicionei um link no meu blog para o seu e para esta questão.
    atenciosamente

  • So Far So Good… « Livre Iniciativa Blog

    […] assuntos também são tratados como o uso indiscriminado da água, a privatização de todo e qualquer tipo de empresa, corporações de pesquisa que querem patentear a vida […]

  • drake

    kkkk privatizar a agua ja eh o fm da picada, agora a chuva? onde esse mundo vai parar?

  • Raffaele

    Privatizar é um ato sujo de governos incompetentes e corruptos. Veja só, se um país vende uma empresa estatal, vcs não concordam que o excedente, ou seja, o lucro não vai p/ as mãos do capital estrangeiro? Além de monopolizar o mercado, oferecer péssimo serviço (hoje essas empresas são as mais processadas e denunciadas pelo Procom) , salários baixos p/ os trabalhadores do”terceiro mundo”, se beneficiam de incentivo fiscal (muitas até com isenção de impostos integral), etc… Meus amigos ainda vcs acha bom negócio para nós? ELES (FMI) e outros dão aos seus olhos o que ELES querem que vcs vejam!

  • Gilmar de Paulo

    Estamos vivenciando no Brasil , mas especificamente no Estado de Santa Catarina,
    Uma crescente onda de privatização dos recursos hídricos. O governador eleito para o mandato de 4 anos quer entregar a estatal, Companhia de Água e Saneamento do Estado para uma empresa multinacional, Foz do Brasil, com o pretexto que não tem recursos para investimentos. Governos que não tem compromisso com a sociedade, e sim com grupos empresariais que financiam suas campanhas eleitorais.O Sintaema-sc,Sindicato dos Trabalhadores em Áágua e Esgoto de Santa Catarina, vem lutando contra esses privatistas de plantão, denunciando as manobras para privatizar o bem mais precioso de nosso planeta.
    Saiba mais:www.sintaema.org.br.
    Gilmar de Paulo

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: