Fanta. O Sabor do Nazismo!

Você sabia que a Fanta faz parte da linha de produtos da Coca-Cola? ohhh, que novidade. 

Agora, você sabia que a Fanta foi inventada em 1940, especialmente para a Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial? É verdade, graças a guerra a Fanta existe. Tava rolando tiro pra todo lado e os alemães lá, sendo os primeiros a experimentar a novidade. Dizem até que as vestimentas e mantimentos de guerra eram compostos por: capacete, bota, farda, metralhadora e um cantil de Fanta.

Bamboocha

Bamboocha

Como na guerra quem ta dentro quer sair, e quem ta fora não quer entrar, os ingredientes que vinham dos Estados Unidos para a fabricação da Coca não podiam mais entrar na Alemanha. Mas é óbvio, como um país que declara guerra a outro vai manter relações econômicas? Um dos princípios da teoria econômica nazista eram os chamados assuntos domésticos imediatos, e isto incluía a eliminação do desemprego. Assim, os remanescentes da indústria para não parar a produção e despedirem muitos trabalhadores, resolveram inventar um novo produto a partir da matéria prima disponível. Baixou um McGyver no químico e do queijo + maçã = Fanta.  Vou confessar, já fui viciado em Fanta. Mas o gosto do refrigerante nesta época não devia ser lá muito agradável.

A laranja só foi utilizada no processo mais tarde, pois era abundante nas plantações alemãs. Já o nome veio de “fantástica” devido a facilidade da pronúncia em qualquer idioma. Na época, procuravam dissociar a Fanta de sua empresa matriz, mas o dinheiro para os investimentos continuava vindo da Coca americana. Com o sucesso do produto duas décadas mais tarde, o conselho de diretores autorizou a criação da Companhia de Bebidas Fanta. Hoje, a Fanta está em vários países, e pode ser encontrada nos mais inusitados sabores. Já provou a Fanta Morango com Leite Condensado vendida no Japão?  

Então Bamboocha, enquanto você saboreia sua Fanta Laranja, ou Fanta Uva aqui no Brasil, lembre-se que esta foi criada para que a Coca-Cola continuasse a fazer dinheiro, enquanto milhares de pessoas morriam na Alemanha Nazista.

 

Músicas ouvidas durante o postGarage Fuzz – A Mutt Running Nowhere; Post it Reminder; Engines & Tools; House Rules; Too Scared to Try; In the Following Years; Reactor; buyastyle.com; Bus Ride Notes; The Morning Walk; Tireless on Fire; Dear Cinnamon Tea; Observant (live); Embedded Needs (live); Wrapping Paper (live); Some Warm At Least (live); Morgan (live).  (Destaque para todas).

Sobre decheers

Autor: Formado em Economia pela FAE Business School. Meu nome é André Marques a.k.a. Dé Cheers, nasci em 1981. Sou formado em economia pela FAE Business School. Sou torcedor do Sport Club Corinthians Paulista, o Timão. Viciado em Oasis, The Smiths e atualmente ouvindo música índie. Me considero divertido, aventureiro, criativo e mente aberta. Gosto de novidade. Não perco um episódio de LOST, sou capaz de assistir uns 10 em sequência. Comecei a acompanhar HEROES, mas já parei com a droga. No momento ENTOURAGE está no período de experiência. Me chame para ir ao teatro, mas nunca para ver Lago dos Cisnes. Odeio musicais. Durmo no cimena, por isso sou boa companhia, já que não faço comentários durante o filme. Minha empreitada no mundo da Blogosfera com o Livre Iniciativa está voltada a assuntos aleatórios como economia, fotografia, biografias, gastronomia, música, cinema, livros, e o que me der vontade. Sou muito fã do estilo Ruy Castro de escrever. Este é um blog pessoal, que expressa apenas o meu ponto de vista, sobre os diferentes assuntos aqui abordados. Um abraço e boa leitura, Dé Cheers Ver todos os artigos de decheers

19 respostas para “Fanta. O Sabor do Nazismo!

  • David

    Não bebo refrigerante há uns 5 anos.
    Não faz bem a saúde… todos nós sabemos.

    A busca por uma qualidade de vida começa na alimentação. E o refrigerante deve ser banido totalmente.
    E essa informação no seu blog sobre a fanta é um motivo a mais para pararem de consumir produtos da coca-cola.

  • arthursantana

    sabia mq minha raiva por refrigerante vinha de algum lugar!
    auehuahuaheuhauehuaheuhauhaeuhueah
    não gosto…=p

  • Mari

    Nossa… Dessa eu não sabia!!
    Que foda!
    Po, fanta é bom, muito bom, mesmo tendo o gostinho do nazismo… Mas continuo preferindo Coca(e seu sabor único!rs)!
    Show de bola o post, interessantíssimo!
    ;D
    tchauzinho..

  • vitoria

    Gostei do seu blog!
    beijosss

  • erich

    Não curto fanta e não sabia q tinha sido criada na guerra.

  • Leandro Ravaglia

    Os nazis inventaram a Fanta pra não ter que tomar um refrigerante preto. (ó, ó, ó)

  • victória

    Caraca, por essa eu não esperava, vivendo e aprendendo. muito bom o blog, sempre voltarei aqui pra novas aquisições de conhecimento. beijoquinhas!

  • Deka

    Não sabia dessa história, ainda bem que tomo Sukita!
    Hehehe
    Abraço.

  • Paulão Fardadão Cheio de Bala

    Pois é, pessoal do lucro não para de lucrar nem qdo o mundo está acabando.

  • Gabriel Freitas

    Cara eu já tinha ouvido essa história um vez e é interessante.
    O Brasil inventou a Fanta, sabia?
    Eu não gosto mais da FANTA LARANJA. Eu gosto de SUKITA Laranja. Não por causa de patriotismo, mas sim porque eu a considero melhor.
    A FANTA parece que perdeu seu ”glamour”’, não ouço mais ninguém falar de FANTA e vejo que ninguém a compra mais.

    A COCA – COLA mostrou que pelo lucro nada é impossível rsrsrsrs…

    Flws, abraço!!!

  • Juh

    nossa!
    eu não sabia disso!
    Mas fazer o que? fanta é bom! kkkkkkkkk
    ótimo blog!

    http://oigatavemsempreaqui.blogspot.com/

  • Gabriel

    E aê amigo(a), blz? Receba um selo de qualidade por mim. Admiro seu blog. Recebi e quero repassá-lo a você.

    Entre nesse link com uma postagem no meu blog sobre esse assunto e siga as regras (que seguirei o mais rápido possível).

    O link: http://ga2009.blogspot.com/2009/02/ganhei-um-selo-de-qualidade-d.html

    Esse recado está sendo o mesmo pra todos os blogueiros que ganharam esse selo.

    Parabéns, abraços!

  • Daniel A. S.

    Oi, gostei muito do seu blog e estou agraciando-o com o selo “Seu blog é roxie, a-d-o-r-e-i” passa lá no meu blog ( http://daniel.a.s.zip.net )
    para pegar seu selo.

    Um abraço!

    Daniel A. S.

  • Gustavo Mourão

    Parabéns pelo Blog!!!
    Muito bom mesmo, você escreve muito bem!
    Abraço,
    Mourão

  • mcavalcante

    Ola! Velho, parabens pelo blog! Vou adiciona-lo ao meu Blogroll, assim ficára mais fácil acompanhar. Ótimos textos! Sucesso… e sorte que eu não ajudo a financiar nada da Coca, já que não bebo refrigerantes… rsrs

  • Avassaladoras Rio

    Querido amigo avassalador…
    Gosto da fanta uva, a laranja sempre vem com aqueles farelinhos esquisitos… mas nunca ia imaginar toda essa historia da fanta…
    bela pesquisa.

  • Marcão LOKO

    Cara eu já estava pensando em boicotar esses produtos da coca
    agora que li seu blog velho!!!
    Agora sim vou boicotar msm
    O único problema é que eu curto muito a fanta
    mais esse é um bom passo para mim começar a mudar a minha vida !!!
    VALEU…A VERDADE TEM QUE SER DITA

  • Daniel

    É, pode até ser verdade… Mas para cada dez pessoas que deixam de tomar Fanta por isso e aquilo, ou que banem o refrigerante de sua dieta por uma razão que não seja saúde (como aquele mimimi sem sentido de protesto contra o capitalismo), outras cem tomam e não tão nem aí (como eu).
    Encaremos os fatos, A HUMANIDADE JAMAIS VAI MUDAR, SOB HIPÓTESE ALGUMA. Não é um grupinho de falsos ativistas querendo pegar estrelas com as mãos que vai fazer isso mudar.

  • antony

    O equívoco é achar que tudo é política. Poxa é só mais uma forma de comércio. Pelo amor de Deus…

Deixe um comentário