And The Oscar Goes to…

Ontem foi a entrega do Oscar aos melhores filmes de 2008. Eu acho estas cerimônias de premiação um tanto quanto duvidosas. O lobby antes da escolha dos vencedores é muito grande e algumas produções recebem críticas injustas. Destes que estavam concorrendo vi “Seven Pounds”, “Milk”, “The Curious Case of Benjamin Button”, “The Reader” e “Slumdog Millionaire”, este último grande vencedor da noite, inclusíve como melhor filme. O Brasil com “Última Parada 174” ficou de fora da disputa. Confesso que não vi o filme, somente o documentário. Como eu, penso que o povo já cansou de ver confronto entre polícia e bandidos sendo retratados no cinema. E criatividade é o que não falta aos nossos diretores.

Este não aguentava mais ver confronto entre polícia e ladrão

Este não aguentava mais ver confronto entre polícia e ladrão no cinema

O premiado “Slumdog Millionaire” mostra como cena logo nos primeiros minutos uma perseguição muito parecida com “Cidade de Deus”. Em entrevista a folha de SP, o diretor disse que era mera coincidência, mesmo tendo assistido ao filme brasileiro 4 vezes segundo ele próprio. Quando li a resenha, ou via o trailler de “Slumdog…”, não sentia a mínima vontade em ver o drama. Uma história de um cara que participa de um programa de perguntas e respostas, tentando ser milionário. E dai? Mas a trama se mostrou fechada, com todos os acontecimentos interligados, o que faz o filme ter um começo, meio e fim. O que já não ocorre com “The Reader”, que tem o auge em sua metade, mas no final deixa muito a desejar. Fica de interessante e como ensinamento a questão da vergonha (retratada na personagem que não sabia ler/escrever) em assumir nossas dificuldades, limites, o que pode nos tirar oportunidades na vida. E a superação, nunca é tarde para aprender algo. Já “The Curious Case of Benjamin Button” é muito bem feito. Uma pessoa que nasce velha e com o tempo vai ficando jovem é surreal. Relacionamento entre pessoas com muita diferença de idade dá certo? Os efeitos especiais são impressionantes. As 3 horas de filme passaram voando.

22button-600

Filmes também são usados para passar questionamentos a respeito de assuntos polêmicos, como foi o caso de “Milk”, sobre um político que luta pelos direitos dos homossexuais (dirigido por Gus Van Sant de “Paranoid Park” e “Elephant”). No Brasil a pessoa que faz a dublagem de Sean Penn (que faz o papel principal como Harvey Milk) se recusou a usar a voz neste filme, por se tratar de um gay. Já “Seven Pounds” (passadas bem mais de 1 hora de filme e eu não tava entendendo nada), trata dentre outras coisas, da doação de orgãos. Vi até questionarem se a personagem havia sido covarde em tirar a própria vida, devido a um erro que cometeu no passado. Ele foi um mártir, ou um covarde?

Filme é um momento de relaxar. Alguns te surpreendem, alguns te ensinam, alguns te decepcionam. Mas este deve ser sempre bem escolhido, pois as 2 horas que ele toma da sua vida não voltam mais. 

 

Músicas ouvidas durante o post: The Fratellis – Henrietta; Flathead; Country Boys & City Girls; Whistle for The Choir; Chelsea Dagger; For The Girl; Creepin Up The Backstairs; Vince The Lovable Stoner; Everbody Knows You Cried Last Night; Baby Fratelli; Ole Black´n´Blue Eye; My Friend John; A Heady Tale; Shameless; Look Out Sunshine!; Stragglers Moon; Mistress Mabel; Jesus Stole My Baby; Babydoll; Tell Me a Lie; Acid Jazz Singer; Lupe Brown; Milk and Money (Destaque para todas).

Sobre decheers

Autor: Formado em Economia pela FAE Business School. Meu nome é André Marques a.k.a. Dé Cheers, nasci em 1981. Sou formado em economia pela FAE Business School. Sou torcedor do Sport Club Corinthians Paulista, o Timão. Viciado em Oasis, The Smiths e atualmente ouvindo música índie. Me considero divertido, aventureiro, criativo e mente aberta. Gosto de novidade. Não perco um episódio de LOST, sou capaz de assistir uns 10 em sequência. Comecei a acompanhar HEROES, mas já parei com a droga. No momento ENTOURAGE está no período de experiência. Me chame para ir ao teatro, mas nunca para ver Lago dos Cisnes. Odeio musicais. Durmo no cimena, por isso sou boa companhia, já que não faço comentários durante o filme. Minha empreitada no mundo da Blogosfera com o Livre Iniciativa está voltada a assuntos aleatórios como economia, fotografia, biografias, gastronomia, música, cinema, livros, e o que me der vontade. Sou muito fã do estilo Ruy Castro de escrever. Este é um blog pessoal, que expressa apenas o meu ponto de vista, sobre os diferentes assuntos aqui abordados. Um abraço e boa leitura, Dé Cheers Ver todos os artigos de decheers

14 respostas para “And The Oscar Goes to…

  • kgeo

    eu n gostei do filme slumbdog milionare

  • jakared

    coincidencias no cinema nao existem…na musica pode atá acontecer…

  • decheers

    haahahahahahhahha, também vi no Kibe Loko. Muito bom.

  • Viviane Righi

    Eu estava agora mesmo assistindo um pouquinho da cobertura do Oscar na TNT antes de resolver navegar na net. Que coincidência deparar-me com esse post!

    Eu estava assistindo justamente essa parte da premiação e me deu muita vontade de ver o Curioso caso de Benjamin Butoon. Parece ser mesmo um excelente filme…

    Abraços!

  • Erik

    Bom, o oscar é uma premiação extremamente duvidosa, a lista com os vecedores vazou na net antes da premiação, não sei se estava inteiramente correta, mas vários filmes realmente foram premiados, fato é… eles realmente ignoraram o cavaleiro das trevas, o filme só foi indicado para premiações técnicas com exceção do oscar póstuma dado a heath ledger

  • G.

    Gostei bastante do Benjamin também, mas confesso que esperava um pouco mais. Mas quero mesmo ver Milk, gosto muito do trabalho do Sean Penn. E não consegui ver o Oscar inteiro… não sei por que, mas ele sempre me dá sono… rs

    Até

  • habibsarquis

    Cara gostei do teu blog, realmente essas 2 horas que vc gasta tem que ser escolhido e mto bem escolhido. No caso do Oscar achei justissimo os resultados, inclusive o prêmio dado a Heath Ledger !

    Abraçoo

    Ass: Habib Sarquis

  • Davi

    Olá, adorei o blog e o texto! Bem, eu também tenho minhas dúvidas a respeito da incolumidade dessa premiação, apesar de me ‘amarrar’ nessa festa.

  • B

    Estou ansioso pra ver Milk, mas fim de carnaval, ressaca e aulas voltando..não sei quando vai dar…

    http://www.casadobesouro.blogspot.com

  • decheers

    Milk é um belo filme. A interpretação de Sean Penn é notável, realmente mereceu o OSCAR. Tomo o filme como uma bela arma contra qualquer tipo de preconceito, não só com relação aos homossexuais. Recomendo.

  • Mayara Cristina

    estou eu DE NOVO, no seu blog uiadhiasudh mas é por causa dos posts nas comunidades, você sempre um tópico acima de mim (: Gosto da maneira como você se dedica aos seus posts (: Beijo. http://blogs.abril.com.br/tresporquatro

  • Emerson Reis

    Olha só, não vi nenhum dos filmes, porque no buraco onde moro não tem cinema. Mas como vou mudar de volta pra uma cidade grande, aí vou ver todos e comentar. Só que pelo estilo, aquele filme indiano, sei não. Meio bolywoodiano demais pro meu gosto… Mas vou ver sem preconceito… Preconceito não faltou pro dublador brasileiro do Milk, que é pastor evangélico nas horas vagas…

    Um abraço, e obrigado pelos elogios imerecidos

    http://www.mersonreis.blogspot.com

  • freedom69

    Gostei de seu blog, bem montado e sem poluição visual,achei “clean”. Bom, eu não posso opinar muito porque o filme que foi o grande vencedor da noite do oscar eu ainda não fui assisti, mas acho que vou em breve, mas eu vi o trailer e parece ser legal. Sinceramente, a academia já pisou na bola muitas vezes , lá tem um lance muito forte de politicagem , eles já ferraram uma vez com Taxi Driver , perdeu a credibilidade pra mim. Eu fui assistir O Curioso Caso de Benjamin Button e achei muito bom, ganhou poucos prêmios, o filme é ótimo. E com a relação ao Sean Penn eu não sabia dessa do dublador, que sacanagem, mas eu acho que merecia o Mickey Rourke , ele trabalhou muito bem sem contar que é a volta dele e tals. Escrevi demais, é que eu adoro cinema. bjos

    freedom1969.wordpress.com

Deixe uma resposta

