A Lógica do Cisne Negro

Você já viu um et? Acredita que eles existem? Se você não acredita, talvez seja por uma simples razão. Você nunca viu um.

Talvez você não tenha olhado direito ao seu redor.

Talvez você não tenha olhado direito ao seu redor.

A lógica funciona também para os cisnes, que até que se prove o contrário são todos brancos. Mas para o libanês Nassim Nicholas Taleb, ex operador do mercado de ações, especialista em finanças e crítico da indústria, os cisnes negros também existem. Ele é o autor do Best Seller “A Lógica do Cisne Negro”, que ilustra a fragilidade de nosso conhecimento, com relação a falta de preparo para o acontecimento de situações raras e talvez únicas, ou seja, a probabilidade de ocorrer o improvável.  

No livro, são abordadas questões referentes a falta de visão para eventos aparentemente impossíveis. E isto não ocorre apenas em outros países, com outras famílias. Acontece com você! Cada um de nós possui um exemplo de uma mudança repentina no rumo de nossas vidas, algo que não estava planejado e mesmo assim aconteceu, como por exemplo a escolha da faculdade que cursamos, o local de moradia, encontrar alguém que não víamos a anos, encontrar cinquenta reais na rua. São situações que fogem ao nosso controle. Mesmo assim, pessoas ainda tendem a agir como se o óbvio fosse o mais esperado, mostrando a limitação do aprendizado calcado apenas em observações do cotidiano, impondo limites ao conhecimento.

cisne

O livro que ficou famoso após o agravamento da crise do mercado imobiliário nos EUA, trata da incerteza, momentos raros que mudam todo o trajeto sem aviso prévio. A disseminação da internet, o sucesso do GOOGLE, o tsunami no oceano Pacífico em 2004, os ataques de 11 de setembro, são apenas alguns exemplos de fenômenos que o autor chama de “Cisne Negro”. E quase tudo a sua volta pode estar enquadrado nesta definição. Para Taleb, devemos dar relevância a aquilo que não sabemos. Eventos que pegam todos de surpresa, ocasionando resultados impactantes. O autor chama de “tripé da opacidade”:

  • Ilusão da compreensão: Todos acham que sabem o que se passa no mundo. Porém este é bem mais complexo;
  • Distorção retrospectiva: Organização dos fatos de forma mais simples do que a verdadeira realidade;
  • Sobrevalorização da informação factual: Idealização dos fatos de maneira platônica. Tudo que irá acontecer, parece mais razoável e previsível.

Ledo engano, pois estamos constantemente a mercê do inesperado.

Somos hábeis na construção de frases: Como não pensei nisto antes? Como ele foi deixar isto acontecer? Que burro, dá zero pra ele.

Depois que passou é fácil falar

Depois que aconteceu é fácil falar.

Agimos como se tudo fosse acontecer naturalmente, como se somente existissem cisnes brancos. Ignoramos os problemas passados e a partir deles, não adquirimos a precaução necessária para as possíveis adversidades. “…Um pequeno número de cisnes negros explica quase tudo no mundo, do sucesso de idéias, religiões, às dinâmicas de eventos históricos e elementos de nossas vidas pessoais…” O efeito dos cisnes negros vem só aumentando “…o mundo começou a se tornar mais complicado, e os eventos comuns, aqueles que discutimos e estudamos e tentamos prever por meio de leitura de jornais, tornam-se cada vez menos importantes.” O que você sabe, não pode machucá-lo. Portanto, não foque somente no específico, esteja atento ao que acontece no geral. Não seja ingênuo e tão pouco arrogante em relação a aquilo que acha que sabe. Abra os olhos e esteja preparado para identificar um cisne negro.

Respondendo a primeira pergunta, eu nunca vi um et, mas acredito que eles existem.

 

 

Músicas ouvidas durante o post: Noel Gallagher (First Noel Demo Tapes 1989)– What’s It Got to Do with You?; Hey You; What’s Been Happenin’?; But What If…; Gotta Have Fun; Noel Gallagher (The Dreams We Have As Children)- (It’s Good) To Be Free (unplugged); Talk Tonight (unplugged); Fade Away (unplugged); Cast No Shadow (unplugged); Half The World Away (unplugged); The Importance of Being Idle (unplugged); The Butterfly Collector (unplugged); All You Need is Love (unplugged); Don´t Go Away (unplugged); Listen Up (unplugged); Sad Song (unplugged); Wonderwall (unplugged); Slide Away (unplugged); There is a Light That Never Goes Out (unplugged); Don´t Look Back in Anger (unplugged); Married With Children (unplugged). (Destaque para todas).

Sobre decheers

Autor: Formado em Economia pela FAE Business School. Meu nome é André Marques a.k.a. Dé Cheers, nasci em 1981. Sou formado em economia pela FAE Business School. Sou torcedor do Sport Club Corinthians Paulista, o Timão. Viciado em Oasis, The Smiths e atualmente ouvindo música índie. Me considero divertido, aventureiro, criativo e mente aberta. Gosto de novidade. Não perco um episódio de LOST, sou capaz de assistir uns 10 em sequência. Comecei a acompanhar HEROES, mas já parei com a droga. No momento ENTOURAGE está no período de experiência. Me chame para ir ao teatro, mas nunca para ver Lago dos Cisnes. Odeio musicais. Durmo no cimena, por isso sou boa companhia, já que não faço comentários durante o filme. Minha empreitada no mundo da Blogosfera com o Livre Iniciativa está voltada a assuntos aleatórios como economia, fotografia, biografias, gastronomia, música, cinema, livros, e o que me der vontade. Sou muito fã do estilo Ruy Castro de escrever. Este é um blog pessoal, que expressa apenas o meu ponto de vista, sobre os diferentes assuntos aqui abordados. Um abraço e boa leitura, Dé Cheers Ver todos os artigos de decheers

31 respostas para “A Lógica do Cisne Negro

  • Anelise

    Grande parte das inovações tecnológicas que mudaram o mundo nos últimos anos foram não planejadas. Também costumamos subestimar a importância de uma nova tecnologia, quando esta surge.
    Podem ser citados vários exemplos como o de Thomas Watson, fundador da IBM, que chegou a prever que não haveria necessidade para mais do que uns poucos computadores no mundo. Veja hoje, milhares de pessoas acessam os blogs do conforto de suas casas.
    Já com relação a acontecimentos importantes, quem iria imaginar que o Titanic iria afundar em sua viagem inaugural?
    São só alguns exemplos de cisnes negros que lembrei aqui, mas existem muitos outros.

    Excelente post e excelente blog.

  • Cacá

    Bela dica de livro. Aliás mais um livro, pois já havia lido seu post sobre The Corporation, estou lendo e gostando muito.
    Com relação ao post aqui, realmente devemos observar a vida ao redor, nossa existência e verificar quantas coisas ocorreram desde que nascemos. Basta a gente comparar o que realmente era esperado e o que foi surpresa. Na minha vida por exemplo, eu queria muito seguir a profissão de médica, mas acabei descobrindo que levo jeito para trabalhar com números, hoje sou engenheira.

  • Fernando Gomes

    Pelas músicas ouvidas durante o post acho que detectei um fã do oasis.. hehehe
    vai em algum dos shows da banda?

    sobre o livro.. gostei muito da resenha.. estou interessado e vou procurar
    ;D

  • Jacque

    Não acredito eh nas teorias jah formuladas pelo assunto… mas cmg eh “ver p/ crer”… Sow axo que há mais coisas entre o céu e o firmamento do que nós possamos imaginar!!
    brigadaum pleo coment no meu blog

    xeru

    bye

  • THiago

    parece ser bom o livro
    por coicidencia meu tema no blog eh bolsa de valores e a banda rodox
    se puder da uma passada la
    http://t-crespi.blogspot.com
    vlw

  • Fernando Gomes

    Nossa.. eu sou fissurado em Oasis.
    Também vou no show de curitiba.
    \o/////////////

    vai de vip ou na pista normal?
    ainda não comprei meu ingresso..
    você conhece o lugar onde vai ser o show?
    dei uma olhada no mapa e a pista normal parece tão longe do palco ;\\

    se puder ajudar com alguma informação eu agradeceria.

    abraço e obrigado pela visita.
    volte sempre
    =D

  • eu amo a EY

    eu acho que por mais que se tente, nunca vai haver alguém realmente preparado para uma coisa que seja totalmente nova. POde ter quem se adapte rápido, mas o primeiro contato sempre será um choque.

    Abraço!
    http://eu-amo-a-ey.blogspot.com/

  • Mirelly Monteiro

    eu riii muito quando no post vc fala se alguém um dia viu um et!? só é olhar p os lados. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    ótima dica de livro!! ;*

  • Fer

    Parabéns pelo blog Dé, seus temas sempre são uma reflexão sobre escolhas e os acontecimentos da nossa vida e do mundo ao redor…

    O simples fato de sabermos que nossa vida gira em torno de incertezas e de que a qualquer momento algo que você planejou fugiu totalmente do seu controle, acaba nos mostrando e deixando bem claro que a lógica do “Cisne Negro” a meu ver é verdadeira. As pessoas procuram por algo já pronto, que esteja fácil, recorrem a mitos passados deixando muitas vezes de raciocinar por conta do que alguém passou ou pensou anteriormente… a citação “Abra os olhos e esteja preparado para identificar um cisne negro.” cai muito bem a todos nós..

  • ingrid

    boom eu acrediito siim nessas teorias
    a verdade ta ai e ngm quer ver
    mas como cada pessoa ve o que quer
    o mundo continua cego

    parabens pelo blog gostei mutio!

  • Wander Veroni

    Gostei dessa dica de livro. Por mais que se tenha experiência de vida ou profissional, é preciso ter humildade para reconhecer que tudo pode ser mudado a qualquer momento. Lidar com mudanças é difícil, mas não impossível. Gostei muito de como vc casou os assuntos no post pra falar do livro, parabéns!

    Abraço,

    =]

    ——————-
    http://cafecomnoticias.blogspot.com

  • jheison

    ja ouvi falar deste livro…
    meu tio que trabalha com isso, ira adora-lo…

  • Wander Veroni

    Gostei da dica de livro. Também acredito que as pessoas não estão preparadas para mudanças na vida e, por isso, projetos pioneiros tem dado tão certo nesses exemplos que vc citou: houve iniciativa e vontade de fazer a diferença. Parabéns pela forma como vc casou tds os assuntos do post.

    Abraço,

    =]

    ——————-
    http://cafecomnoticias.blogspot.com

  • Alan

    Muito, muito interessante mesmo a sua explanção sobre o livro. É a lógica da informação para desviciar os olhos, ver com outros sentidos, questionar, refletir, surpreender-se, surpreender. Estamos mesmo todos acostumados ao costume… Precisamos de mais cisnes negros, elefantes rosa, passarinhos verdes, e menos pombas brancas da paz comodista que não nos leva a lugar nenhum além do acento da poltrona.

  • Janjão

    kkkkkkkkkk

    boa dica cara!

    mas a verdade é que todo mundo estranha coisas novas!

    belo post!

    Vistem: JaNjÃo ComicS

    flw

  • Jacque

    Agora ki li td… bem, estou lendo A Cabana, mas eh uma boa de livro… tentarei engatar logo após oq estou lendu!😉 Bjaum

  • THiago

    bem massa o blog
    sempre com novidades
    se puder da uma passada no meu
    O tema hj é a banda Rodox que conta com o ex vocal dos Raimundos
    e o básico sobre a bolsa de valores
    http://t-crespi.blogspot.com
    vlw

  • Fernando Gomes

    Eu tava tão animado quando disseram que ia ser na pedreira, porque lá realmente é um lugar sensacional pra shows. Aí quando começaram a vender os ingressos tava lá: Expotrade.

    Eu fiquei indignado com o mapa do local. Aquela área vip na frente da pista normal ;\\\
    sacanagem enorme.

    será que na pista vai dar pra ver os caras?
    vip tem 5.000 ingressos.. imagina a distância que isso dá ;\

    enfim.. se der pra ir de vip eu vou.. senão vou de pista mesmo.
    o importante é o Oasis
    xD

    abraço

  • Alessandra Carvalho - Lain

    pesquisando resenhas do livro (que estou a fim de ler desde o fim do ano passado). ah, não sou fã do Oasis..rs.

  • Sodré

    Muito legal mesmo! Adorei o assunto.
    Até me interessei pelo livro.

    Vlw!!!

  • marton

    Cara, antes de tudo muito obrigado.
    Não pela dica, isso também, mas pelo belo trabalho apresentado no Blog.
    Navego na bogsfera e quase como sua pergunta original, creio que é um ET por aqui (rs).
    E acho que fala mais isso.
    Resenha de Cds, poesias, piadinhas e lá se vão milhares de bytes pro lixo.
    Nada contra ao lixo virtual, afinal, cada um vê valor naquilo que apreende.
    Mas é bom ver um trabalho como o seu.
    Mais uma vez parabéns.

    Deste humilde escriba.

    http://martonolympio.blogspot.com/

    ps.: o livro será comprado de imediato.

  • Stéf

    Realmente, isso é veridico… as pessoas não estão preparadas, na verdade, para algum fato novo e quando esse fato acontece, elas não o aceitam por simples desconhecimento ou até mesmo ignorancia!
    Ótima dica de leitura!

    http://malandrometidoanerd.wordpress.com

  • arthursantana

    lógico que existe et!
    como não!?
    só não acredita que et’s existem quem nunca viu minha sogra!
    AUEHuaehuAHEUhaeuhAUEHuaheuHAEUHaueh


    http://www.moolegal.wordpress.com

  • Rubens Rodrigues

    Primeira vez que passo aqui, e já gostei do blog.
    Hoje ouvi uma discussão sobre a crença em Deus. Seria então mais um caso de Cisne Negro? Pq eu mesmo nunca vi, mas acredito, assim como nos ETs.

    Belo post, parabéns pelo blog e dica anotada!

  • Jean Bitencourt

    Nossa.. muito interessante… tae um livro q gostaria de ler…

    Blog ta d+ parabens cara!

    Abraços…

  • Fagner

    Muito bom. E uma questão pro comentário número 1: ao que me consta Thomas Watson inventou a lâmpada e outras coisas. E a IBM (International Business Machine) foi fundada por Herman Holerith, devido à grande demanda de encomendas pelo seu invento, a máquina de tabular, ou máquina Holerith, que foi utilizada para o censo nos Estados Unidos (fim do século XIX) e mais à frente utilizada pelos alemães na contagem de judeus nos campos de concentração. Fato esse que inclusive há poucos anos atrás rendeu um imbróglio à IBM.

  • suaorigem

    Ótimo texto… “Como nunca pensei nisso antes” eu poderia falar agora. rs

    Parabéns pelo blog!

  • Groo Veiga

    É, talvez os ET’s s existam, de fato. Se não existissem alguém teria que inventá-los…rssss

    Ou então surigiriam por acaso. Como surgiram grandes invenções e inovações. A necessidade é a mãe das invenções, já dizia um velho professor de história parafraseando alguém famoso. Achei interessante a tese do autor sobre o tripé da opacidade. E acho que é por aí mesmo. Até porque com o excesso de INFORMAÇÃO disponível hoje a impressão que temos é que SABEMOS e CONHECEMOS de tudo, quando é bem diferente ( informação não é o mesmo que conhecimento, eis a polêmica até para alguns renomados teóricos).

    Enfim, outra boa dica de livro. Gostei.

    Grato!

    abs!

  • Confabulando » II Congresso Internacional de Desenvolvimento Humano Madrid 2009

    […] a se concretizar. Além disso, como falou o palestrante, temos que considerar estas previsões como Cisnes Negros que poderão provocar descontinuidades no futuro, mas que também poderão surgir outros fatores, […]

  • novais

    gostei…
    7.5pts

  • II Congresso Internacional de Desenvolvimento Humano Madrid 2009

    […] a se concretizar. Além disso, como falou o palestrante, temos que considerar estas previsões como Cisnes Negros que poderão provocar descontinuidades no futuro, mas que também poderão surgir outros fatores, […]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: