Como é Fabricado um Avião

Com os últimos acidentes aéreos ao redor do mundo, a insegurança e o medo de voar podem se tornar insuportáveis, fazendo até com que alguns compromissos nunca mais ocorram, se não existir a possibilidade de se chegar até o destino de carro ou barco.

Se formos parar para analisar, acidentes com carros ocorrem todos os dias, na sua cidade, no seu bairro. Acidentes com naufrágio de barcos também, o Titanic está ai para provar.

Muitos se perguntam como é fabricado um avião, quantas pessoas, engenheiros envolvidos no projeto, ou qual a logística em cada etapa do processo. Coloquei um vídeo abaixo que mostra como é fabricado um avião AIRBUS A380, que é desenvolvido e construído pela Airbus S.A.S. O avião chamado de Superjumbo, é considerado o maior avião comercial de passageiros da história, e fez seu primeiro voo em 2005 na França.

Seus números impressionam. O A380 tem capacidade para até 845 passageiros, mais de 72 metros de comprimento, quase 25 metros de altura e 560 Toneladas de peso, alcança 970 Km/h, autonomia de quase 15 mil Km e consumiu mais de dez anos e cerca de 12 bilhões de euros ou R$ 35,1 bilhões para ser desenvolvido.

Algumas curiosidades

Quem imaginaria que o avião é montado como se fosse um quebra cabeça, onde as peças já vem pré-montadas e vão se encaixando. Estas peças são fabricadas em centrais de trabalho, espalhadas entre quinze cidades divididas entre Reino Unido, Espanha, França e Alemanha. Para que o Superjumbo pudesse ser montado, foi necessário ser construído um edifício de 27 mil metros quadrados e 35 metros de altura. Há quem brinque que, se no futuro a empresa decidir fazer uma aeronave ainda maior, não haverá espaço suficiente no mundo.

Para a construção do A380, a AIRBUS fez uso dos mais modernos e confiáveis materiais existentes, como fibras de carbono e até mesmo fibra especial, tudo para reduzir o peso final da aeronave. Ele vem equipado com 4 motores Turbofan Rolls-Royce.

Preço divulgado US$ 300 milhões.

Bom, chega de valores. As imagens expressam melhor porque ele é chamado de Superjumbo.

É realmente impressionante, dá até vontade de voar.

Visão 36oº do cockpit do A380

Se voar já da medo, imagina ser um dos primeiros a testar o avião. Abaixo está um vídeo do voo inaugural entre Singapura e Sydney, com os felizardos passageiros que compraram os bilhetes num leilão.

E ai, vai encarar?

Músicas ouvidas durante o postRockz – Paramédicos; Hare Hare; Todo Peso do Existir; Divertido e Veloz; Alienigenas; Bombardeio Cego; As Horas Passam Crazy; Toda Essa Vida; Colorbar; Ora Bolas; Essa Mulher; A Tal Coisa; Relacionamento Saudável; Confesso que Errei; Nunca Me Diverti Tanto; O Amor é Uma Piada; Esclerotica; Devaneio Esferográfico; Um Pouco Mais Alto; Reticencias; Playback; Tô Planejando.  (Destaque para todas).

Sobre decheers

Autor: Formado em Economia pela FAE Business School. Meu nome é André Marques a.k.a. Dé Cheers, nasci em 1981. Sou formado em economia pela FAE Business School. Sou torcedor do Sport Club Corinthians Paulista, o Timão. Viciado em Oasis, The Smiths e atualmente ouvindo música índie. Me considero divertido, aventureiro, criativo e mente aberta. Gosto de novidade. Não perco um episódio de LOST, sou capaz de assistir uns 10 em sequência. Comecei a acompanhar HEROES, mas já parei com a droga. No momento ENTOURAGE está no período de experiência. Me chame para ir ao teatro, mas nunca para ver Lago dos Cisnes. Odeio musicais. Durmo no cimena, por isso sou boa companhia, já que não faço comentários durante o filme. Minha empreitada no mundo da Blogosfera com o Livre Iniciativa está voltada a assuntos aleatórios como economia, fotografia, biografias, gastronomia, música, cinema, livros, e o que me der vontade. Sou muito fã do estilo Ruy Castro de escrever. Este é um blog pessoal, que expressa apenas o meu ponto de vista, sobre os diferentes assuntos aqui abordados. Um abraço e boa leitura, Dé Cheers Ver todos os artigos de decheers

3 respostas para “Como é Fabricado um Avião

  • Alex

    Ja conhecia o processo, nao poderia ser diferente.

    Agora convenhamos, “Ônibus Aéreo”, cai na real né, to falando isso pro fabricante que teve imaginação muito curta.

    Sorte do povao de lá, que pelos padroes aquisitivos equivale a passagens de busão aqui, quem sabe o nome da empresa nao foi pensada levando em consideração e gozação aos nossos padroes de transporte, sendo uma pena que comparando tudo que existe nesse mundinho mediocre ( palavras de Chico Xavier ), o Brasil é o 3o pais mais rico do mundo.

    Agora seria legal falar dos Antonov 125 e 225.

  • Rafael Silveira

    Caraca mano, é tanta tecnologia!
    Tem coisa usada que eu nem sabia que existia..
    quantas pessoas, quanto tempo!
    Caraca, muito bom o video, muito bom mesmo!

  • Batogrertorge

    Great, really awesome issue. I will write about it as well!!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: