Investir Dinheiro

Depois da dificil missão de poupar dinheiro, agora chegou a hora de investir em alguma aplicação. Até porque, deixar o dinheiro parado na conta corrente não é uma atitude das mais inteligentes.

Mas como começar?

Primeiro você deve verificar qual o seu perfil de risco, quais os seus objetivos, quais as suas necessidades e quando você deseja que estas necessidades sejam supridas.

Cada investidor possui um perfil de risco, que pode ser conservador, moderado ou agressivo:

  • O investidor com perfil conservador pode ser comparado aos seus avós, dizendo que o mundo já não é mais o mesmo, que no tempo deles tudo era diferente. Eles são totalmente avessos ao risco, não querem se preocupar muito, não querem sofrer com as notícias diárias de crise. O investidor conservador prefere investir em fundos de renda fixa;
  • O investidor com perfil moderado pode ser comparado a seus pais. Este, já está disposto a correr algum risco, porém moderado. Ele guarda dinheiro e acompanha as condições de mercado para aplicar quando a situação se mostrar favorável. Este investidor prefere aplicar seu dinheiro em fundos multimercado, aproveitando o mercado com maior rentabilidade;
  • O investidor com perfil agressivo, é você na ápoca da adolescência. Ganha mesada do pai, além de dinheiro dos tios e avós. Por ter recursos sobrando, está sempre disposto a arriscar. Se algo der errado, seu patrimônio não estará comprometido totalmente. Este investidor pode se dar ao luxo de escolher um investimento que implica em risco, como as ações.
qual o seu perfil?

qual o seu perfil?

 

Cada investidor também possui um objetivo, com uma determinada necessidade, num horizonte de tempo para ser atingido. Exemplos:

OBJETIVO: Reserva para emergências inesperadas
NECESSIDADE: O menor risco e alta liquidez 
HORIZONTE DE TEMPO: Seis meses

OBJETIVO: Reserva para a aposentadoria 
NECESSIDADE: Preservar o poder de compra da moeda 
HORIZONTE DE TEMPO: 15 anos
 
OBJETIVO: Realizar curso no exterior 
NECESSIDADE: Preservar o poder de compra da moeda estrangeira 
HORIZONTE DE TEMPO: 3 anos

OBJETIVO: Dobrar o capital atual 
NECESSIDADE: Assumir mais risco para obter maior retorno 
HORIZONTE DE TEMPO: 7 anos

            

o tempo também vai passar pra você

o tempo também vai passar pra você

Para cada um dos exemplos, existe um investimento mais adequado.

Mas qual seria?

Quando o investidor procura a melhor alternativa, de forma intuitiva ele busca a que melhor combine 3 atributos: Rentabilidade, liquidez e segurança. Sendo que sempre terá que abrir mão de pelo menos 1 destes atributos em favor de outro:

  • Poupança: É um investimento com rentabilidade baixa, liquidez alta e segurança alta;
  • Imóveis: É um investimento com rentabilidade baixa, liquidez baixa e segurança alta;
  • Fundos de renda fixa: É um investimento com rentabilidade moderada, liquidez alta e segurança alta;
  • Ações: É um investimento com rentabilidade alta, liquidez alta e segurança baixa.

Destes, rentabilidade é o mais forte atributo, mas também o mais perigoso, já que rentabilidade passada (lucro passado), não é e nem pode ser garantia de rentabilidade futura (lucro futuro).

 

Análise de Cenários: RISCO x RETORNO ESPERADO

Após escolher o tipo de aplicação, e verificar o seu perfil, o investidor deve ficar atento a análise de cenários que envolvem risco e retorno esperado. Neste caso, investimentos mais conservadores implicam em ganhos mais modestos. Já, pessoas com postura de investimento mais agressivas, tendem a ter rentabilidade mais elevadas, pois estão sujeitos a maiores riscos.

Exemplos:

  1. Fundo com rentabilidade de 20% e risco de 7%
  2. Fundo com rentabilidade de 18% e risco de 2%

O melhor cenário seria o segundo, em que o investidor teria uma boa rentabilidade para um risco menor quando se comparado ao primeiro cenário.

Cenários menos prováveis:
RENTABILIDADE ALTA x RISCO BAIXO (o melhor de todos os cenários)
RENTABILIDADE BAIXA X RISCO ALTO (o pior de todos os cenários)

Cenários mais prováveis:
RENTABILIDADE ALTA x RISCO ALTO
RENTABILIDADE BAIXA x RISCO BAIXO
ou seja, quem não arrisca, não petisca.

ou seja, quem não arrisca, não petisca.

Diversificar os Investimentos

Diversificar é o mesmo que você ir em uma loja de conveniência e comprar um pouco de chocolate, uns refrigerantes e uns salgadinhos. Todos vão fazer você engordar, porém, como as guloseimas são de diferentes tipos, evita o risco de você comer um só. Com os investimentos também funciona assim. Diversificando, você consegue reduzir o risco total de uma carteira de investimentos, pois preços de diferentes ativos não se movem exatamente juntos, ou na mesma direção. Ou seja, você ganha com alguns investimentos, perde com outros, mas o interessante é que no final os ganhos sejam maiores que as perdas.

Como fazer?

Levando em consideração tudo que foi dito acima, e só como forma de exemplo, os recursos poderiam ser alocados da seguinte maneira:

  • Câmbio: 10%
  • Derivativos: 10%
  • Ações: 20%
  • Renda Fixa: 60%

Certamente, o seu gerente nunca comentou sobre estas outras opções, diferentes da famosa poupança. Sabe porque? Como você, ele é um mero empregado que tem que cumprir certas metas na empresa. Uma delas é oferecer o investimento em poupança aos correntistas. Com relação as outras carteiras de investimento, o gerente só irá falar delas se for abordado, indagado. E como você é uma pessoa esperta, vai procurar se informar mais sobre estas diferentes alternativas de investimento, e da próxima vez que sentar para conversar com o engravatado, vai poder escolher as opções que mais se enquadram com o seu perfil e seus objetivos. 

Bons investimentos!

 

Músicas ouvidas durante o post: Bob Dylan – Don´t Think Twice, It´s All Right; Lay, Lady, Lay; Like a Rolling Stone; Queen Jane Approximately; Desolation Row; It Ain´t Me, Babe (LIVE); Mississippi; Most of The Time; Dignity; Someday Baby; Red River Shore; Tell Ol´Bill; Born In Time; Dreamin Of You; Huck´s Tune; 32-20 Blues; Series Of Dreams; God Knows; Can´t Escape From You; Ring Them Bells; Ain´t Talkin; The Lonesome River; Cross The Green Mountain; Duncan & Brady; Cold Irons Bound; Things Have Changed; Tryun To Get To Heaven; Marchin To The City; Mary and The Soldier; Man in Me; Stuck Inside Of Mobile With The Memphis Blues Again; All Along The Watchtower; Blowin´in The Wind; Desolation Row (unplugged); Love Minus Zero – No Limit (unplugged); Dignity (unplugged); Like a Rolling Stone (unplugged); I´ll Be Your Baby Tonight. (Destaque para todas).

Sobre decheers

Autor: Formado em Economia pela FAE Business School. Meu nome é André Marques a.k.a. Dé Cheers, nasci em 1981. Sou formado em economia pela FAE Business School. Sou torcedor do Sport Club Corinthians Paulista, o Timão. Viciado em Oasis, The Smiths e atualmente ouvindo música índie. Me considero divertido, aventureiro, criativo e mente aberta. Gosto de novidade. Não perco um episódio de LOST, sou capaz de assistir uns 10 em sequência. Comecei a acompanhar HEROES, mas já parei com a droga. No momento ENTOURAGE está no período de experiência. Me chame para ir ao teatro, mas nunca para ver Lago dos Cisnes. Odeio musicais. Durmo no cimena, por isso sou boa companhia, já que não faço comentários durante o filme. Minha empreitada no mundo da Blogosfera com o Livre Iniciativa está voltada a assuntos aleatórios como economia, fotografia, biografias, gastronomia, música, cinema, livros, e o que me der vontade. Sou muito fã do estilo Ruy Castro de escrever. Este é um blog pessoal, que expressa apenas o meu ponto de vista, sobre os diferentes assuntos aqui abordados. Um abraço e boa leitura, Dé Cheers Ver todos os artigos de decheers

17 respostas para “Investir Dinheiro

  • rogeriosilva

    boas dicas hem…mas no meu caso…não tenho como investir…oke ganhovai tudo embora rsrsrrs….mas sempre dou um jeito…..abraços

  • Inez

    Uma excelente dica para quem tem algum dinheirinho pra guardar.

  • Antonoly

    Por enquanto não me enquadro em nenhum perfil como investidor, pois me falta a grana, mas gostei muito do post, bem informativo e elucidativo.
    Valeu!

    http://www.alemdos30.wordpress.com

  • Arlindo

    cara,vocÊ me ajudou mesmo porque eu queria saber mais porque estou pensando em fazer um fundo de renda fixa xD

  • Portal Meira

    Não há segredo maior do que o já dito: Quanto maior a chance de ganhar em um investimento, maior também será a chance de perder….

  • Ingrid

    Nossa muito bom o post, uma verdadeira aula, eu li tudo pois sou super interessada nesses assuntos e adoro blogs úteis =)!

  • Aline

    Muito interessante o post. Legal que pessoas como vc se preocupem com informações úteis assim.
    ;D
    Amei!
    Se der dá uma passadinha…
    http://www.alin3.blogspot.com

  • Danilo Carlos

    Poh velho, adorei seu blog os investimentos a clareza em que apresentou os fatos.
    da uma passada no meu.
    abraços

  • Groo Veiga

    No meu caso tenho uma pequena quantia na caderneta de poupança, que não rende grande coisa, mas é uma aplicação segura, sem sustos. Tenho justamente o perfil conservador.

    Os planos de previdência privada também podem ser uma boa para quem tem um capital e se preocupa com o futuro, sem pressa de resgatar este investimento. Até porque com a aposentadoria do INSS e com regras que mudam a cada governo que entra não se torna algo muito confiável. Estes fundos de previdência privada, ao que me parece, tiveram um grande crescimento, uma grande procura recentemente. O pessoal diversificando as economias…rsss

    Se nada disso funcionar, o jeito é fazer como eu faço: um porquinho de argila e vou guardando meus trocados ali. Ou debaixo do colchão. Ao menos não tem tarifa de manutenção e nem juros estratosféricos…hehhehe!

    abs! Como sempre, seu blog excelente e muito informativo! Parabéns!

  • Flavio

    já estou me informando, excelentes dicas, muito bom o blog, já ta no favoritos… abraços!

  • Pascoal

    Caaaracaaaa!!! eu absorvi muita informação agora garoto !
    Obrigado
    Sucesso com o blog !

    Otimização de recursos e serviços.
    http://menosbits.blogspot.com/
    O jeito inteligente de se usar a internet.

  • Fer

    Você sempre surpreeendendo com seus posts..Parabéns Dé!
    Então… Após partimos do princípio básico de que não há necessidade de gastarmos tudo que se ganha e sim reservar uma parte do ganho para se investir no futuro…fica aquele velho dilema..e agora? aonde investir?
    Grande parte das pessoas acabam utilizando a poupança mesmo por ser um rendimento popular e por falta de informação, pois como citado acima “o gerente nunca comentou sobre estas outras opções, diferentes da famosa poupança”. Através desta dica que o Dé já havia me dado a um tempo atrás, descobri que realmente existem investimentos tão seguro quanto a poupança, muito mais rentável e que proporciona liquidez. Por exemplo são os fundos de renda fixa e de ações, onde o gerente do banco passa todas as coordenadas aos interessados, conforme o capital que a pessoa irá disponibilizar para o investimento.
    Um investimento que não é tão lucrativo, mas acho interessante, são os ttítulos de capitalização, pois a pessoa acaba fazendo uma poupança forçada além de participar dos sorteios…
    Acho importante tentar investir e fazer com que o dinheiro se torne rentável sim….Qualquer importância serve para começar, mesmo que tenhamos pouco dinheiro é melhor do que não investir em nada.

  • Lily

    bueno, me considero un investidor com perfil moderado, porque mi dinero lo tengo en una cuenta, de fondos mutuos le llamamos en Chile, por ejemplo, el riego es moderado, no se pierde casi nada y se gana pero poco, pero va generando intereses con el tiempo, el objetivo de mi inversión es a corto plazo porque yo viajo cada seis o siete meses aproximadamente y necesito sacarlo despues de ese tiempo, con esa cantidad de meses me genera un poco mas de dinero por los intereses ganados.

  • Investindo em Ações « Livre Iniciativa Blog

    […] Livre Iniciativa Blog « Investir Dinheiro […]

  • Carol Cunha

    meu perfil é sem grana total…conhece paitrocinio?? kkk

  • Fatima Zanin

    È tem boas ideias, em todos os topicos abordados,gostei, você é idealista e tem futuro,trabalho, organização, e visão, da bom resultado.

  • Fernanda

    Oi !

    Seu blog é bem bacana, parabéns !
    Encontrei algumas matérias suas através do diHITT!
    Você podia enviar também pro PC Chip né?, o link dele é http://www.pcchip.com.br

    Eu acompanho notícias de blogs por lá também, ele é tipo o diHITT e é muito bacana, e bem bonito.

    Beijo !

    Fernanda

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: