1001 Sons

Sabe aquele som? Aquele que você ouve, e quer ouvir novamente, e depois novamente e não se cansa de tão bom que é?

Todos temos nossos discos prediletos, aqueles que fazemos questão de comprar para ouvir com qualidade, seja em CD ou LP. Como os estilos musicais são variados, existem diferentes estereótipos de pessoas:

Você pode ser um descobridor de novas bandas, aquele chato que toda semana aparece com uma novidade que nunca ninguém ouviu falar antes. Um “wannabe” querendo ser o mais “cult”, que sabe a diferença entre todos os estilos musicais e odeia agroboys que só ouvem música de fazer passinhos.

 

um cara diferenciado dos demais

um cara diferenciado dos demais

 

Pode ser um seguidor de determinada banda. Também chato, pois para você não existe e nunca vai existir banda melhor no mundo. Beatlemaníacos são assim.

Um nostálgico que só valoriza os sons do passado. Para estes, o que é realmente bom já aconteceu, não existem mais gratas surpresas na música. Tudo de melhor já foi escrito e cantado.

Um apreciador de blues, black music, dance, rap, disco, reggae, hip-hop, bossa nova, samba rock, folk, indie, britpop.  

Ou simplesmente ligar o som do carro, e aproveitar o que as rádios transmitem insessantemente, aquela mesma música dia após dia. Uma pessoa realmente desligada. Não ta nem ai.

Você pode ser qualquer um destes citados. Mas se você não se identifica com nenhum, porém gosta de boa música, deve conferir o livro 1001 Discos para Ouvir Antes de Morrer. Nele, críticos internacionais fizeram uma seleção especial de bandas da década de 50, até as mais atuais. De Frank Sinatra a Lauryn Hill, de Beatles a Oasis, Elvis Presley a Marilyn Manson, passando por Madonna, Fat Boy Slim, Manu Chao. Está tudo lá, diversos estilos musicais no livro de 950 páginas e pesando 2 quilos, muitas imagens, curiosidades e informações detalhadas de cada álbum. Artistas brasileiros também marcam presença com Os Mutantes, Sepultura, Caetano Veloso, Bebel Gilberto, entre outros. São discos inesquecíveis, agradando desde os mais despreocupados, até os mais chatos.

 

Colocaram na capa um cara que não tocava nada

Colocaram na capa um cara que não tocava nada

 

Eu havia dito que está tudo neste livro. Com uma avaliação mais precisa desta lista, vejo que estou muito enganado. Como os autores são sexagenários, o período de 50 à 80 foi mais valorizado, e mesmo assim deixaram de fora Chuck Berry, que revolucionou a música com a junção de blues e música country, tido por muitos como o inventor do Rock and Roll, influenciando bandas como Rolling Stones e Beatles. Também não concordo com alguns “artistas” desta lista. O que Britney Spears, Justin Timberlake e Christina Aguilera estão fazendo lá? Porque não estão Bob Marley, Interpol, 311, Asian Dub Foundation, Magic Numbers? Dizem que Roberto Carlos é rei. Rei do que? Nem foi lembrado. Na lista tem até Carlinhos Brown, que deve ser rei na Bahia.

Não é um livro para se levar a sério. É uma leitura descompromissada. Pode ser muito bem aproveitado em salas de espera de consultórios, como pode instigar o desejo de conhecer algum CD da lista. Certamente você vai discordar, como pode também ter uma grata surpresa. Possivelmente nesta seleção algo te agrada, afinal, gosto e mau gosto, cada um tem o seu.

Confira aqui a lista completa dos álbuns, ouça-os aqui, ou baixe alguns deles aqui.

 

Músicas ouvidas durante o post: Kings Of Leon (Live at Oxegen 2008) – Crawl (live); Black Thumbnail (live); Taper Jean Girl (live); My Party (live); Razz (live); Wasted Time (live); King Of The Rodeo (live) (Destaque); Fans (live); Arizona (live) (Destaque); Milk (live); Four Kicks (live); Mollys Chambers (live); California Waiting (live); The Bucket (live); On Call (live) (Destaque); McFearless (live); Pistol On Fire (live); Spiral Starcase (live); Trani (live); Knocked Up (live); Charmer (live); Slow Night, So Long (live). 

Sobre decheers

Autor: Formado em Economia pela FAE Business School. Meu nome é André Marques a.k.a. Dé Cheers, nasci em 1981. Sou formado em economia pela FAE Business School. Sou torcedor do Sport Club Corinthians Paulista, o Timão. Viciado em Oasis, The Smiths e atualmente ouvindo música índie. Me considero divertido, aventureiro, criativo e mente aberta. Gosto de novidade. Não perco um episódio de LOST, sou capaz de assistir uns 10 em sequência. Comecei a acompanhar HEROES, mas já parei com a droga. No momento ENTOURAGE está no período de experiência. Me chame para ir ao teatro, mas nunca para ver Lago dos Cisnes. Odeio musicais. Durmo no cimena, por isso sou boa companhia, já que não faço comentários durante o filme. Minha empreitada no mundo da Blogosfera com o Livre Iniciativa está voltada a assuntos aleatórios como economia, fotografia, biografias, gastronomia, música, cinema, livros, e o que me der vontade. Sou muito fã do estilo Ruy Castro de escrever. Este é um blog pessoal, que expressa apenas o meu ponto de vista, sobre os diferentes assuntos aqui abordados. Um abraço e boa leitura, Dé Cheers Ver todos os artigos de decheers

24 respostas para “1001 Sons

  • Júlia

    Música é minha paixão, é meu vício diário.
    Pelo que vi este livro deve ser muito bom, embora tenha falhado em não citar alguns álbuns. Elton John por exemplo, que teve uma carreira meteórica entre 1970 e 1976, tendo sempre álbuns como número um da parada mundial.
    Dos mais importantes, o livro só citou um, o GOODBYE YELLOW BRICK ROAD de 1973. Faltou o CAPTAIN FANTASTIC, de 1975 que foi o primeiro e único album da história da música que emplacou o primeiro lugar nas paradas, antes mesmo do seu lançamento.
    O livro deve ter falhado com outros artistas também.

  • Rodrigo

    Tirando Carlinhos Brown, quero ter todos estes discos.
    Claro que senti a falta de alguns CD´s como o Houses Of The Holy do Led Zeppelin e Animals do Pink Floyd.
    Já a questão da Britney Spears e Christina Aguilera estarem na lista, se explica pois elas vieram de uma avalanche de cantoras pop que usam playback e saem em jornais por sua vida, digamos, pouco convencional, nem tanto pelo primor musical.

  • Luiz

    Esse livro é muito bom, é considerado de ‘cabeceira’ aqui em minha casa!

  • Lucas FCBA

    http://criticasloucas.blogspot.com/

    Adorei o post e adoro musica e eu sou do tipo q gosta de bandas antigas como Black Sabbath,Jimi Hendrix,Beatles,Iron maiden,Pink Floyd e algumas mais recentes como Nirvana,Creed,Blink 182,rock brasileiro anos 80 enfim já falei demais

  • Bastafalar

    Bom post. Me considero nostalgico e ,modéstia parte, com razão. Na minha humilde opinião tudo que se ouve hoje foi criado a anooos atrás e ninguem soube dar valor. Só que agora a moda é ser cult, gostar de coisas antigas, coisas estranhas, coisas que misturam o velho e o novo. Enfim, oportunidade pra se encontrar não falta.

    Quantos aos cantores pops, é inevitável. Eles estarão em todas as listas possíveis. E quer queira, quer não queira, eles “mudaram” alguma coisa na música. Não digo que criaram, mas influência essa nova geração de músicas. Também tinha enorme preconceito em relação a Christina Aguilera, mas como amante de blues, jazz, soul, fanky, me indicaram um álbum dela chamado Back to Basics. Ouvi e gostei. Realmente livro com lista que digam o que você deve fazer nunca vai agradar a todos. Concordo que não é um livro pra se levar a sério. Mas pra quem quer conhecer um pouco de música e não conhece NADA, vale a dica.Enfim, o importante é ter saúde.

    Rei Roberto Carlos? Pra mim rei é o Tim Maia. Mas não ter Bob Marley nem Chuck Berry é demais.

    Bom post cara.

    Abraços!

  • Groo Veiga

    “O que Britney Spears, Justin Timberlake e Christina Aguilera estão fazendo lá?” Taí uma boa pergunta, embora “desconfiemos” da resposta…

    Carlinhos Brown? É gênio por aqui. Considerado gênio, diga-se. Aliás, em uma lista de “artistas fundamentais” para boa parte dos soteropolitanos que não conta com Chicrete, Ivete, Daniela e Brown, não presta… daí vê-se como esse negócio de música é gosto mesmo e graças a Deus não preciso concordar com eles ou com listas que dizem que eu teria que ouvir Justin Timberlargo antes de morrer. Tá doido.

    Já folheei este livro na livraria. Serviu para isso, folhear. É como você bem escreveu: entretenimento, tão somente isso.

    abs!

  • Bastafalar

    É que eu adoro música cara. Estou aprendendo a ouvir novos sons. Ultimamente tenho ouvido Os Novos Baianos, Afrika Bambaataa & James Brown e até TV on the Radio. Vale a pena.

    Abraços!

  • Mr. Green

    Eu vi essa lista!
    Gostei.

  • Avassaladoras Rio

    Querido amigo avassalador…sou muito musical… não sei trabalhar sem musica.. estudo com musica, leio com musica… se o radio domeu carro quebrar.. fico maluca ! logo compro outro…e claro, tenho aquelas musicas especiais que fazem parte da minha trilha sonora….
    nem vou listar aqui pois são muito antigas… coisa de beatles etc e tal…
    gostei dos links vou usar.

  • acidlemon

    essas listas são sempre equivocadas, afinal música é questão de gosto e cada um tem o seu.

    amo rock!
    mas não concordo quando vc tira o merito do pop…
    apesar de não ser fã, britney, justin… tem alguns momentos de rara originalidade, e além disso.. conseguem levar para pista músicas sensuais e dançantes!

    amo oasis e em casa eu só escuto rock britânico.. mas na hora de se divertir numa boate que vc entende pq o pop tem o seu lugar.

  • Alexandre

    Será que uma pessoa consegue ouvir 1001 discos? Cara, nunca parei pra pensar nisso…rsrsrs
    Pode contrariar muita gente, mas como gosto é que nem cabelo, um que deveria estar nessa lista era Bon Jovi – These Days.
    Agora, aguentar disco da Britney é osso… Deveria ser 1001 discos (no gosto do autor do livro) hehehe
    Abraço
    http://gavagai.com.br/
    htp://falandoprasparedes.blogspot.com

  • Jéssica Modinne

    “Gosto é gosto e não se discute”
    Colocar Justin Timberlake e Britney Spears numa lista com título de “CD que você deve escutar antes de morrer” é super democrático, na minha humilde opinião. Mas tirar Chuck B. e Roberto Carlos não foi NADA democrático.
    Ah, eu sou beatlemaníaca e sim, eu costumo rejeitar o que é “novo”, mas se você prestar atenção no Novo, vai perceber que, na sua maioria, já foi tão copiado e banalizado que acabou não “prestando” mais.

    Ótimo post, parabéns pelo blog.

  • nina

    é um livro bom pra pegar umas dicas e tal, mas não pra seguir a risca!

  • Augusto Infoxcomp

    rapaz, lendo o seu post, fiquei desinteressando em ler o tal livro.

    Havia me chamado atenção o fato do Sid estar na capa, talvez uma leitura muito boa… O que de bom essa nova geração de musicos citados contribuiu ao cenario musical… acho q uma coisa é vc fazer musica, outra é uma musica causar uma revolução… essas seriam as verdadeiras que não deveriamos morrer sem ouvir…

  • Jugs

    É bom sempre conhecer bandas “novas” claro! mas te que saber escolher!
    (Estou excluindo o Forrá, Pagode e seus derivados!pq isso não é música! é lixo!)
    Mas vai muito do gosto de cada um… não vou ler um livro pra me dizer qual banda eu devo ou não escutar….
    só mesmo pra passar o tempo mesmo…

    http://ostralouca.blogspot.com/
    e
    http://oigatavemsempreaqui.blogspot.com/

  • Jader

    Cara …
    Quando vi esse livro, disse: Tenho que compra-lo!
    É muito bom ….

    Parabéns pelo blog!
    Abraços

    Jader
    PLANO B!

  • nessullius

    nuss, balela não? nãoi concordo com esse tipo de ”disseminação”, cada um escolhe o que te que ouvir… interessante, mas esse livro é pra quem não tem identidade musical ou realmente não conhece música de jeito nenhum… isso é um viral!

    abraços, post polêmico…

  • cgfilmpictures

    Hum, que maravilha isso, quero e vou baixar aqui p/ ouvir. Qualquer passagem na minha vida tem trilha sonora, pq vivo escutando música. Adorei o post e claro os links p/ baixar e ouvir.

  • cgfilmpictures

    Se quiser retribuir a visita ….
    Beijinhos de Rozangela Melo
    Fazemos cinema amador
    Visite nosso blog

  • Fer

    Quando se trata de música, sabemos que a lista é imensa com estilos para todos os gostos… e há tanto por onde escolher, tanta coisa que foge aos conceitos base, tanta coisa experimental, que dificilmente alguém que for verificar um livro como este por exemplo, irá concordar em gênero e grau com o autor, afinal, são sugestões, pois é natural alguém dizer que acha legal determinado tipo de música e a outra pessoa não concordar, achar que você tem “mau gosto”, isso são simples divergência de opinião e acredito que nem o próprio autor incluiria certos tipos de musica antes de sua morte… eu duvido pelo menos..rs
    Mas a música em geral, tem um significado especial para cada um de nós, ela faz parte da nossa vida social, mas acredito também que ela influencia de certa forma no comportamento das pessoas, porque ela mexe com as emoções e sentimentos, ela provoca lembranças, pode levar a decisões mesmo que inconscientemente, afeta nosso humor e pode aproximar pessoas… Agora eu me pergunto…o que seriamos de nós sem a música?

  • Marcelo Behr

    Cara, música é minha doença preferida, não tem como ficar sem, não vivo sem música ultimamente.
    Parabéns pelo Blog velho.

  • Jeyson Amorim

    Eu concordo plenamente com Friedrich Nietzsche;
    ” Sem a música, a vida seria um erro “.

    Abração !

  • brunoh

    o baby one more time é horrivel, se quisessem colocar algum da spears colocassem o blackout ou o in the zone, musicalmenteé bem melhor arranjado, e ela esta louca as letras sao mais maduras e eroticas haha, e christina nao faz playback querido escute o back to basics e o stripped e vse vai ver que ela é uma excelente artista, foda é colocarem a discografia inteira do beatles na lista, porq? se fosse assim coloque a da britney então haha da na mesma! ainda prefiro ela! faltou albuns do bowie, da madonna, da kate bush, do placebo e alguns do cardigans, mas enfim é legalzinha essa lista. por mim eu tiraria muitos e colocaria outros…

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: